O setor supermercadista brasileiro espera um aumento de 14,4% nas vendas
dos produtos típicos durante o período de festas de final de ano, em
relação a 2011, de acordo com estudo divulgado pela Associação
Brasiliera de Supermercados (Abras) nesta terça-feira. Dos produtos
pesquisados, os que apresentaram maior alta de preços em relação a 2011
foram a cerveja, com aumento de 15,3%, o frango congelado, com
crescimento de 15,2%, refrigerantes que apresentaram alta de 14,3%, além
dos espumantes/frisantes (13,3%) e dos vinhos nacionais (12,9%).
O
otimismo do setor para o Natal e Réveillon de 2012 ficou um pouco
abaixo do que em 2011, quando a expectativa de crescimento nas vendas
foi de 15,6%. Contribuiu para a menor expectativa de vendas nas festas
de fim de ano deste ano, os menores pedidos de importados, que
apresentaram queda neste ano em relação a 2011, fruto da desvalorização
do real frente ao dólar. Os produtos importados em geral, devem
apresentar aumento de 7,1% neste ano, frente aos 14% de 2011.
O
levantamento da Abras detalhou que vendas de frutas importadas devem
crescer 11,1% contra 12,9% do ano passado, ao passo que vinhos
importados devem crescer 8,6%, contra 12,2% de 2011.
"É sempre
grande a expectativa do setor para as festas de final de ano,
tradicionalmente o melhor período de vendas para os supermercados.
Apesar do baixo nível de crescimento da economia brasileira como um todo
- reflexo das turbulências da economia mundial -, mantivemos o otimismo
e a nossa Pesquisa de Natal mostra que expectativa do supermercadista é
alcançar novamente uma boa marca de crescimento de vendas nas festas de
2012", afirma o superintendente da Abras, Tiaraju Pires.
Destacado
o aspecto dos produtos importados, os supermercadistas brasileiros
aumentaram as compras de quase todos os produtos de Natal nacionais em
relação ao mesmo período do ano anterior. Exceção para o pernil e o
lombo, que tiveram queda nas encomendas de -0,5% e -0,2%,
respectivamente em relação a 2011. Peixes congelados, com 19,7%,
cerveja, com 18,9%, e refrigerante, com 18,5%, foram os produtos com
maior percentual de aumento de encomendas. Já os produtos que tiveram
melhor recuperação no crescimento de vendas foram peru, com 5,7%, e o
tender, com 4,4%, comparados com o ano passado.
No Correio Braziliense
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