Nesta segunda-feira (21), o trabalho de limpeza emergencial do rio Piancó-Piranhas-Açu continua e sua conclusão pela equipe de campo coordenada por Emídio Gonçalves está prevista para terça-feira (22). A limpeza está à 08 km da cidade de Coremas, na comunidade Umari, em Frente à estação de medição da ANA (Sítio Pau Ferrado), município de Cajazeirinhas. O trabalho esta cada vez mais difícil em decorrência da proximidade com a comporta do açude Curemas, onde a água esta ficando cada vez mais profunda e quase impedindo a entrada das máquinas.
“Elas ficam em locais e pontos estratégicos dando apoio a operação. A partir desta segunda-feira ficará em campo 07 maquinas retroescavadeiras e chegará um barco do IGARN como suporte para apoiar a operação de limpeza da vegetação aquática (taboa) dentro do rio”, explicou Procópio Lucena, presidente do CBH.
A limpeza emergencial do rio teve inicio dia 07 de dezembro com o planejamento e coordenação do CBH, apoio estratégico da ANA, IBAMA, MPF/MPE(RN-PB), IGARN, AESA, DNOCS, e ação operacional de campo com a participação efetiva da CAERN, IGARN, Prefeituras de Caicó, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas.
“Também, tivemos apoio fundamental de Josué Diniz (membro do comitê), de agricultores/as, secretários das prefeituras de Paulista e Coremas. No final do trabalho será elaborado um relatório síntese com todas as contribuições, parcerias, dificuldades, desafios, perspectivas e, principalmente, mostrando os resultados e impactos em favor da sociedade Paraibana e Potiguar”, finalizou Procópio.
Fonte: Marcos Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário