Em entrevista ao Panorama 95, na Rádio Rural FM desta segunda-feira (01) o bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos disse que, até agora as principais mudanças feiras na Diocese depois de sua chegada foram necessárias, e deixou bem claro não ter tomado decisão sozinho, e que ouviu individualmente todos os padres, além do Conselho Presbiteral e os três vigários episcopais da Diocese. As mudanças que Dom Antônio Carlos se referem estão a direção do Colégio Diocesano Seridoense, quando na ocasião o Monsenhor Tércio foi substituído pelo Padre Francisco Costa, e várias substituições de titulares em paróquias da região.
Marcos Dantas – Dom Antônio, o senhor chegou na Diocese de Caicó dizendo que não faria muitas mudanças, e antes de seis meses já promoveu significativas transformações, tanto no Clero como na redivisão da Diocese em três foranias. Qual a avaliação que o senhor faz destes novos tempos na diocese?Dom Antônio Carlos – Quando eu disse que não chegava trazendo propostas de mudanças, mas na medida em que nós fossemos caminhando, nós íamos ver a necessidade. Essas mudanças surgiram a partir da própria conversa com o Clero, conversei individualmente com todos os padres, depois ouvindo o Conselho Presbiteral e os três vigários episcopais, nos vínhamos que precisava acontecer mudanças. Algumas delas por coisas novas que tínhamos que fazer, por exemplo, mudanças no Colégio Diocesano, os seminários que estão reabrindo, alguns padres que pediram para serem transferidos, dois padres que estão voltando da missão em Ji-Paraná, e a divisão da Diocese em Foranias que era um pedido do próprio Clero, já que aqueles cinco Zonais que até então haviam não estavam correspondendo as necessidades da Diocese. Em não trouxe mudanças em malas, mas os pedidos foram surgindo, eu trabalho junto com o Conselho Presbiteral, e achamos que esse era o momento para darmos esse passo.
A Diocese passa agora a contar com três Foranias?Sim. A Forania de Caicó que envolve 11 paróquias, a de Currais Novos e a de Jardim do Seridó.
Algumas celebrações a partir de 2015 serão feitas em nível de Foranias?O ano que vem a Crisma será em nível de forania por causa do Jubileu que estamos vivendo. A partir de 2016 voltamos a celebrar nas paroquias com uma diferença, a partir de 2016 as crismas não serão mais no segundo semestre, e sim no primeiro, já que a maioria das festas de padroeiros acontecem no segundo semestre, e isso fica muito cheio para as paróquias. Mas a idéia é que outras celebrações possamos fazer por foranias, para facilitar o transporte das pessoas.
FONTE:BLOG DE MARCOS DANTAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário