Jogadores também deixaram de lucrar uma grande quantia (Foto: Reuters) |
Não foi só o moral da Espanha que ficou abalado com a eliminação da seleção na primeira fase da Copa do Mundo. A derrocada dos atuais campeões representaram um prejuízo econômico de 600 milhões de euros, cerca de R$ 1,8 bilhões, estimados em caso de título. Os setores mais afetados foram os de comida e bebida, com perda de 42%, e o de lojas de eletrônicos, com 37,2% de queda no consumo. O estudo foi feito pelo site espanhol "kelisto.es".
- Um impacto econômico como esse, de 600 milhões de euros, se deve a eventos esportivos como a Copa do Mundo, que aumentam o consumo. Neste caso, havíamos estimado no estudo que fizemos que se a seleção espanhola fosse campeã mundial, seria injetado na economia espanhola um valor de 986 milhões de euros. Mas como a Espanha foi eliminada na primeira fase, a injeção foi só de 386 milhões - disse a consultora financeira Celia Durán.
O comércio de roupas e calçados também sofreu com a eliminação. As vendas das camisas da seleção caíram drasticamente, e o jeito foi colocar produtos dos rivais Barcelona e Real Madrid na vitrine.
- O turista espanhol que vem passar um final de semana em Madri e os estrangeiros eram os que estavam comprando até agora os produtos da seleção, mas há uma semana que as vendas estão paradas - disse o comerciante Joan Mir.
Milionários, os jogadores também viram o bolso doer. Em caso de título, a Federação Espanhola daria uma premiação de R$ 2,1 milhões para cada um.
FONTE:http://sportv.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário