ana silvaA empresa tirou do ar o sistema que efetua a compra das passagens, mas permite fazer simulações
De acordo com a Agência, uma companhia aérea só pode começar a vender passagens aéreas, tanto domésticas quanto internacionais, quando há hotran [horário de pouso e decolagem] aprovado - o que não é o caso da Pop, que ainda aguarda a certificação como empresa de transporte aéreo (ETA).
O pedido foi feito à Anac no ano passado, mas ainda não há data para a companhia obter a certificação – pré-requisito para começar a operar. Segundo a Agência, o processo leva, em média, um ano.
De uma forma geral, para começar a operar a empresa precisa demonstrar à Anac que é capaz de funcionar dentro das normas de aviação civil, e contratar ou adquirir aeronaves, tripulantes, profissionais, bases de manutenção.
Notificada
Enquanto não obtém autorização para operar, as vendas da Pop Brasil permanecem suspensas. No site da empresa, ainda é possível encontrar algumas ofertas. O cliente, no entanto, não consegue fazer nenhuma simulação. ‘Após ser oficiada, a empresa retirou do ar o sistema que efetua a compra das passagens’, informou a Anac, por meio da assessoria de imprensa.
O Procon/SP informou, em entrevista ao Valor Econômico, que também notificará a companhia e abrirá um processo interno contra a empresa, que poderá culminar em multa de até R$ 7 milhões.
A TRIBUNA DO NORTE tentou falar com a Pop por meio dos telefones disponíveis no site, mas os números estavam desatualizados. Nem a Anac nem a Associação Brasileira de Agências de Viagens no RN souberam informar o contato atualizado da companhia.
Além da Pop, outras três companhias aéreas demonstraram interesse em realizar novos voos para Natal: a TAM, a Trip e a Air Italy. Cada uma solicitou a inclusão de dois voos. A Anac afirma que os pedidos estão em análise e não fixou uma data para a resposta.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário