quarta-feira, 31 de julho de 2013

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ-Conselho municipal de Assistência social e ICS se reuniram nesta terça na sede da SEMTHAS



Membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e da ICS (Instância de Controle Social) de São José do Seridó, se reuniram na manhã desta terça-feira, 30 de julho, na nova sede da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS).
A reunião aconteceu na SEMTHAS, pois o Secretário queria que alguns Conselheiros (as) que ainda não conheciam a nova sede, a conhecesse, já que as reuniões do CMAS e da ICS acontecem na Sede dos Conselhos Municipais.
A mesma aconteceu em caráter extraordinário, devido ao grande número de denúncias recebidas pelo CMAS e pela ICS, quanto a famílias que não tem o perfil do Programa Bolsa Família, mas estão recebendo o benefício.
A reunião foi aberta pelo o Secretário Francisco Touché, que deu boas vindas aos presentes, e elogiou o compromisso dos Conselheiros são-joseenses, pois segundo o Secretário, muitos municípios tem dificuldade em promover reuniões das instâncias de controle social, já o município de São José do Seridó realiza mais de uma no mês, e consegue quórum em ambas.
Foram colocadas para o CMAS e para ICS, denúncias de famílias que estariam omitindo informações para o Cadastro Único, e assim, recebendo o benefício de forma irregular. Outras de famílias que não vieram fazer o recadastramento, mesmo tendo sido informadas.
Os Conselheiros(as) presentes deliberaram na maioria dos casos, que tanto as famílias que foram denunciadas e as que não vieram fazer o recadastramento na SEMTHAS, sejam convocadas para comparecer a Secretaria de Assistência Social, para fazer o devido recadastramento dentro de 30 dias. As que não comparecerem, receberá a visita de uma Assistente Social e de um recadastrador. Todos os casos tiveram os benefícios por enquanto bloqueados, e só serão liberados, ou não, após averiguação dos fatos.
Mais de 49 benefícios estão sendo revistos pelo o CMAS e a ICS, pois enquanto famílias que realmente não tem renda nenhuma aguardam serem contempladas com o benefício do Programa Bolsa Família, outras famílias, muitas vezes com renda superior até mesmo ao Cadastro Único, omitem informações para receberem o benefício.
De parabéns todos e todas que fazem parte do Controle Social dos Programas Sociais de São José do Seridó, pois são exemplos não só para o município, mas, para o Brasil.
 
FONTE: BLOG DE CARLOS FELIPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário